Controle de Contas usando uma planilha do Excel

Controle de Contas usando uma planilha do Excel

Artigo de Controle de Contas no Excel. Esse artigo foi criado usando o operador "+" e a função soma.

Opa! Tudo Bem?

Meu nome é Dalmo Silva Mendes, vamos iniciar nossa primeira aula de excel.

Neste artigo vamos criar uma planilha de Controle de Contas, usando o perador "+" e a função soma.

1º Passo: Vá no menu iniciar e clique com o "botão esquerdo do mouse". Procure a pasta Microsoft Office, veja na lista a opção Microsoft Excel ou somente Excel. Clique uma vez para abrir.

2º Passo: Após abrir o Excel, digite o exemplo abaixo.

Artigo de Excel Básico: Controle de Contas

3º Passo. Após digitar as informações na Planilha. Você terá que salvá-la. Para isso, clique em "Arquivo", clique em Salvar. Escolha o local de destino, digite o nome "Controle de notas - 2019". Clique no botão Salvar.

4º Passo. Agora o desefio e fazer várias alterações na planilha. Veja o resultado abaixo.

Artigo de Excel Básico: Controle de Contas

Formatação da Planilha:

1 - Espaçamentos das colunas:

  • Coluna A. Clique com botão direito do mouse na coluna A, clique em Largura da coluna. Digite 37.
  • Coluna B. Clique com botão direito do mouse na coluna B, clique em Largura da coluna. Digite 27,50.
  • Coluna C. Clique com botão direito do mouse na coluna C, clique em Largura da coluna. Digite 20,50.

2 - Mesclar e Centralizar:

  • Selecione clicando e arrastando do endereço A1 até C1. Após isso, vá nos recursos de alinhamento, clique em "Mesclar e Centralizar".

3 - Bordas:

  • Selecione clicando no endereço A1 e arraste até a linha 10. Vá nos recursos de fonte, procure a opção "bordas". Clique na seta para mostrar mais opções. Marque na opção "Todas as bordas".
  • Selecione do endereço A12 e arraste até o endereço C15. Vá nos recursos de bordas novamente, escolha agora "Borda superior espessa".

4 - Formato de número de contabilização, Português Brasil:

  • Selecione do endereço B4 e arraste até o endereço B10. Vá nos recursos de "Número". Clique na seta ao lado do botão Formato de número de contabilização, clique em Portugês (Brasil).
  • Faça esse mesmo processo nos endereços B12 até B15.

5 - Título Controle de Contas:

  • Selecione o título "Controle de Contas" clicando uma vez. Vá nos recursos de Fonte, clique no ícone de "Cor de Preenchimento" e escolha uma cor para o fundo.
  • Escolha também a cor da letra para o Título. Para isso, clique na seta do ícone A. Escolha a cor da Fonte.
  • Alterar o tamanho da fonte. Com o título selecionado. Vá em Fonte, clique no ícone que representa o "tamanho da fonte", altere para 14

6 - Centralizar texto na célula:

Selecione do endereço A2 até C3. Vá nos recursos de alinhamento, clique em "Centralizar".

7 - Aumentar Recuo:

Selecione do endereço A4 até A10. Vá nos recursos de alinhamento, clique uma vez em "Aumentar Recuo".

5º Passo. Por fim, vamos realizar os cálculos e obter as respostas:

Total 1: responder no endereço B12, =600+95+450+65+45+580+120

Total 2: responder no endereço B13, =B4+B5+B6+B7+B8+B9+B10

Total 3: responder no endereço B14, =SOMA(B4;B10)

Total 4: responder no endereço B15, =SOMA(B4:B10)

Por Dalmo Mendes, Centro Profissional de Informática - www.ceproirr.com.br

Olá, deixe seu comentário para Controle de Contas usando uma planilha do Excel

Enviando Comentário Fechar :/